sexta-feira, 23 de setembro de 2011

.......Paulo Freire.............

Falar de Paulo Freire é sem dúvida rever a minha postura de educadora e compromisso com os meus educandos, como é bom ler sobre esse pensador e, que grande elegado para educação, quando em uma única frase nos dá uma maravilhosa e importante direção pedagógica ,Freire dizia: que ninguém ensina nada a ninguém , mas as pessoas também não aprendem sozinhas.”Os homens se educam entre si mediados pelo mundo”.Tendo em vista, que nos educadores temos em nossas salas de aula todos os anos educandos diferentes essa frase é bem o que devemos sempre lembrar, temos um compromisso árduo e sério a cada dia das nossas vidas como educadora e, o compromisso de estarmos sempre mediando o conhecimento voltado para os nossos educandos com uma preocupação de não acharmos que somos detentores do conhecimento completo,mas que tenhamos uma sensibilidade em perceber o quando os nossos educando tem a nos ensinar também, tendo em vista, que nos nós educamos entre si não devemos jamais achar que somos sabedores de tudo.
E por saber, que desde a alfabetização como dizia Freire “ A alfabetização é, para o educador, um modo de os desfavorecidos romperem que chamou de “cultura do silêncio” e transformar a realidade, “ como sujeitos de sua próprio história”. Dessa forma, Freire nos leva a refletir se estou alfabetizando com essa finalidade seja criança ou adulto estou fazendo com que o aprendizado desse educando esta votado para uma conscientização para, que haja mudança no seu silêncio ou estou ainda só no “conteudismo” . Tenho sempre buscado na escola voltar o que ensino ao meus educandos fazer uma relação entre o que ele aprende para sua vida pessoal também, sendo que esse aprender de a ele uma posição voltada para tornar-se cada vez um cidadão alfabetizado para sua libertação completa.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Poesia Brasil

Brasil
Brasil é lugar de alegria
de felicidade e amor e harmonia.
Algumas vezes temos dor, mas sempre
celebramos o amor.

Temos várias comidas umas que são nossas
outras que aqui chegaram como: pizza, macarrão e também temos pinga com limão.

Mas só de pensar nascemos em um País maravilhoso meu coração fica grandioso e vitorioso.

Aluna: Caroline Alves Wassen.

Algumas fotos da aula


quinta-feira, 1 de setembro de 2011

modelo de projeto de cidadania










Leituras para cidadania







ARENÁPOLIS-MT
2011.

Eni Borges Marques









PROJETO: Leituras para cidadania














MUNICÍPIO: ARENÁPOLIS

ESCOLA: ESCOLA MUNICIPAL “PREF. DUÍLIO RIBEIRO BRAGA ”.








INTRODUÇÃO


Este trabalho aborda a importância do educando obter conhecimentos sobre os diretos e deveres enquanto cidadão e tendo como tema: Leituras para cidadania, visando uma educação voltada para todos os ambientes em que o educando, comunidade escolar, pais, educadores estão inseridos, para que assim tornem-se pessoas sensibilizadas e conhecedoras dos seus direitos e deveres. Digo isso por que as nossas ações sejam elas simples como o de comprar um simples produto em uma loja, mercado ou livraria e até mesmo na escola como relação a comportamentos e atitudes, e é por essa observação que o projeto vem de encontro com os anseios deles, e os educandos percebam-se cidadãos inseridos na sociedade. Sendo assim, percebe-se que o ser humano esta começando a sentir-se também um ser responsável por tudo que hoje esta acontecendo.
Nesse intuito na primeira etapa nos fizemos junto com alguns pais a leitura do ECA (Estatuto da criança e do Adolescente), com o intuito de que eles percebam o quanto eles já desde o útero de suas mães já tem o primeiro e mais importante direito á vida.
NA segunda etapa do projeto realizamos leituras sobre o PPP da escola onde foquei sobre os deveres e direitos dos alunos dessa instituição escolar.
Na terceira etapa realizaremos leituras Estatuto do idoso e também o PROCON.
Sendo assim, será realizado em cada uma das etapas do projeto debates e roda de conversa sobre todo o conteúdo proferido no projeto.






RESUMO

Como educadoras preocupadas com o desenvolvimento, educacional dos nossos educandos e observando que alguns educandos por não ter informações sobre cidadania como no todo, decidimos focar e tomar atitudes juntamente com os educandos, comunidade escolar, para que todos obtivessem informações através de leituras e debates sobre o assunto, sendo assim, com observação, com pesquisa, palestras com familiares, vimos à necessidade imediata de adquirir mais leituras e que essa leituras fossem feitas com consciência, sendo que para isso todos tivessem meios de saber de que forma pudessem ter mais recursos onde todos soubessem de seus direitos e deveres enquanto cidadãos, primeiramente orientando os educandos que poderíamos chegar também aos pais também e que esse aprendizado fosse o de obter informações, e foi através da realização desse trabalho que conseguimos fazer com que os educandos e demais envolvidos conhecessem melhor sobre o que é ser um cidadão.








Palavra-chave: preocupada, cidadão, desenvolvimento, informações.



OBJETIVOS:


Objetivo Geral

Fazer com que o individuo perceba-se integrante dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles contribuindo ativamente para a melhoria do conhecimento sobre cidadania, conscientizando o educando e a comunidade em geral da importância de seu papel como cidadão, distinguindo direitos e deveres para uma melhor qualidade de vida diferenciando as diversas realidades da sociedade, onde a saúde, a educação, o lazer, etc. Seja um destaque fundamental nesse processo de sensibilizar, compreendendo que o meio em que vivemos é o resultado das relações de intercâmbio entre a escola e a sociedade em um espaço de tempo concreto de diversos grupos sociais.







Objetivo Específico


• Reconhecer o que é ser cidadão como um ser conhecedor de seus direitos e deveres perante a sociedade onde se encontra inseridos;
• Oportunizar que ao educando adquira informações e conhecimentos do meio sobre o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente);
• Contribuir para que obtenham conhecimentos sem que esses venham prejudicar a natureza.
• Valorizar a relação homem X natureza.
• Identificar os meios de poluição e sensibilizar a população que os mesmos nos acarretam problemas.
• Reconhecer a relação de interdependência de homem cidadão;
• Refletir com o educando a realidade atual de dominação do homem, e o que devemos fazer (alternativas), para proteger o meio em que vivemos.








METODOLOGIA

Através de rodas de conversas faremos:
• Aulas expositivas e dialogadas;
• Trabalhos em grupos;
• Aulas com fitas de vídeos;
• Debates;
• Aulas práticas e teóricas;
• Confecções de cartazes e murais;
• Relatos e experiências expostas em painel.










AVALIAÇÃO

A avaliação será num processo contínuo, visando à mudança de atitudes no comportamento do nosso educando e da comunidade através de atividades propostas.
O processo educativo deve sempre estar sempre crescente na escola. Acreditando no pleno crescimento do aluno e considerando que o mesmo não desaprenda o que já foi apropriado e nem suprime o que já foi ensinado, adotamos os seguintes critérios para acompanharmos o crescimento do aluno no decorrer do ano:
• Avaliações individuais e em pequenos grupos, escritas e orais com ou sem consulta;
• Exposição de trabalhos;
• Outras atividades propostas pelo professor;
• Também avaliaremos no dia a dia escolar;
• Responsabilidade;
• Disciplina e obediência às normas da escola;
• Respeito e atitudes perante o meio em que vive
• Valorização;
• Do meio escolar.




CONCLUSÃO

Hoje tenho a certeza que só falar de cidadania, não tem significado de mudança nenhuma, a ação é a peça chave para que as portas de pessoas brilhantes irradiem cada vez mais e a luz da sabedoria para que realmente haja mudança de o que realmente é ser cidadão, e que essas ações e atitudes saiam das paredes, muros da escola e alcance mais pessoas, porém para que essas informações sejam transmitidas de forma eficaz, terá que haver por parte do educador uma orientação simples, mas que tenha haver com o meio em que essas pessoas estão inseridas para que assim essas fontes de informações transbordem e que jamais possa se esgotar, e que todos se sintam capazes de agir e que seja uma ação com resultados. E com isso nós nos tornemos seres humanos com um desenvolvimento “maduro” e que sempre estejamos em busca da árvore do saber; e que cada um sinta-se responsável e com isso possa apesar e desenvolver-se como pessoas melhores.
A instituição escolar pode e precisa ser a ponte para que com isso o ambiente escolar seja uma extensão escola, casa, bairro, cidade... E que os nossos educandos nesse ambiente que media esse saber ele possa ter a certeza de que irão aprender. E que esse aprendizado possa proporcionar valores éticos que a instituição escolar irá lhes oferecer. Visto que todos os envolvidos terão o gosto pelo cuidar, proteger, enfim irão perceber como uma atitude que é necessária e com isso poderão entender melhor as necessidades do nosso planeta nossa casa.
E foi por acreditar que os educandos, pais e comunidade escolar, fazem parte de tudo isso é que nós nos interessamos pelo tema leituras para a cidadania e percebo com isso, que a instituição escolar tem a responsabilidade de garantir a todos os seus educandos o acesso aos saberes necessários para o exercício da cidadania. E que também tem uma grande importância nesse processo de desenvolvimento com o meio ambiente, sociedade para que assim, tornem-se pessoas criativas, mas que também tenham ações voltadas para o cuidado com a natureza que o cerca, pois conservar é preciso e que todos os seus conhecimentos do que fazer tenha um significado para as futuras gerações.
E assim sendo, muitos dos nossos valores são adquiridos e confirmados pela mediação dos saberes de nossos queridos mestres, ou seja, nossos educadores; sabemos que temos em nossas mãos hoje as futuras mudanças comportamentais e que temos que realmente sermos como o joalheiro que ao ir lapidando, transformando essas jóias brutas em belíssimos diamantes e que esses sejam defensores dos nossos direitos e com isso conhecedores também dos seus deveres enquanto cidadãos.
Dessa forma, é preciso também ter um novo ângulo de visão com relação “homem cidadão” e que esse homem tenha um caminho para o futuro de tal forma que ele possa sobreviver e que possa também cumprir como um conhecedor das necessidades do meio ambiente que ele faz parte e que tem o dever ter uma vida ecologicamente sustentável e que concretize o seu trabalho sem que haja interferências agressivas na realidade da natureza e também por que não dizer também necessidade humana de preservar, e com isso sendo um auxiliador no processo de transformação social.
Diante de tais considerações apresentadas a esse projeto, percebi a importância de observar e com isso pesquisar para mediar, trocar, refletir, compartilhar idéias e informações sobre cidadania, a isso ter uma comunidade escolar voltada para um belo trabalho pedagógico onde o ensino aprendizagem seja efetivado de forma viva e dinâmica.
















Bibliografia

ECA- Estatuto da Criança e do adolescente
PROCON
Estatuto do idoso