Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas.

Loading...

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

modelo de projeto sobre meio ambiente








PROJETO:








EDUCAÇÃO AMBIENTAL











ARENÁPOLIS-MT
2009.





ENI BORGES MARQUES










PROJETO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL















PROFESSORA: ENI BORGES MARQUES
ESCOLA: ESCOLA ESTADUAL “PREF. ALFREDO DE ARAÚJO GRANJA”.
END: Avenida D. Pedro I Uirapuru nº 300
BAIRRO:Vila Nova






INTRODUÇÃO




























RESUMO

O presente projeto tem como objetivo desenvolver uma nova postura em relação ao meio ambiente, com o envolvimento de: pais, comunidade escolar, bairro; pessoas com mais interesse em relação ao meio ambiente, para que assim possam descobri-se como seres integrantes e responsáveis pelo nosso planeta. Tendo em vista uma compreensão do tema, propus um destaque a Educação Ambiental , dando visão a todos os envolvidos no projeto a ver o planeta com um olhar de acuidade como se fosse sua própria casa.Sendo assim, a partir da observação realizada em nosso bairro próximo a nossa escola, onde proporcionei aos educandos uma visão de como fazer e o “não” fazer com o lixo, bem como o cuidado para que o nosso ambiente torne-se um lugar agradável tanto para mim como para os demais. Embora os educandos sendo pequenos tive a intenção de sensibilizá-los sobre a importância em cuidado do meio ambiente  não só para eles, mas para que desde agora que esse cuidado fosse feito em função dos futuros moradores do nosso planeta.Por todas essas idéias expostas, pretende-se “ Construir adultos responsáveis”, sendo que o seu processo de conhecimento emocional ou vivenciado no seu dia-a-dia, seja um conhecimento do que é o melhor para o nosso bairro, cidade, enfim nosso planeta terra, para que eles tenham um relacionamento de proteção, cuidado com o lugar onde vivem.





Palavras- Chave: Sensibilizar, interesse, envolvido, cuidado, agradável, proteção.
OBJETIVOS:

Objetivo Geral
Fazer com que o individuo perceba-se integrante dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente, conscientizando o educando e a comunidade em geral da importância de seu papel como cidadão, distinguindo direitos e deveres para uma melhor qualidade de vida diferenciando as diversas realidades ambientais, onde a saúde, o lazer, o lixo, etc., sejam destaque fundamental nesse processo de sensibilizar, compreendendo que o meio ambiente é o resultado das relações de intercâmbio entre sociedade e natureza em um espaço de tempo concreto de diversos grupos sociais.
Objetivo Específico
·         Reconhecer o meio ambiente como essencial para a sobrevivência.
·         Caracterizar o meio ambiente como nosso primeiro habitat.
·         Oportunizar que o aluno adquira informações e conhecimentos do meio sobre o meio ambiente.
·         Contribuir para termos um ambiente agradável sem prejudicar a natureza .
·         Valorizar a relação homem X natureza.
·         Identificar os meios de poluição e sensibilizar a população que os mesmos nos acarretam problemas.
·         Reconhecer a relação de interdependência de homem e natureza.
·         Refletir com o educando a realidade atual de dominação do homem, e o que devemos fazer (alternativas), para proteger o meio em que vivemos.

METODOLOGIA

Para iniciarmos a realização de nosso projeto, na 1º etapa trabalharemos com o sub-tema: “ Sociedade e Meio Ambiente “.
Faremos um passeio no nosso bairro VILA NOVA com o objetivo inicial de analisarmos nossa natureza, sociedade ou seja, meios de sobrevivência, (lazer,  saúde ), diferentes níveis de classes sociais, comerciais e industrias de poluentes.
A partir do que foi visto pelos alunos durante o passeio, iniciaremos nosso trabalho pedagógico com as seguintes atividades:

.
·         Peça teatral.
·         Fazer debates envolvendo diferentes níveis escolares.
·         Produção de texto sobre a relação da sociedade e o meio ambiente.
·         Cartazes, diferenciando a sociedade rural da urbana.


Para concluir essa 1ª etapa, iremos participar de um debate sobre o meio ambiente e a sociedade envolvendo pais, alunos e a comunidade escolar
·         Como 2º etapa, trabalharemos o sub-tema : “Lixo no lugar certo e com responsabilidade”.
·         Debates;
·         Concurso de redação sobre o tema ;
·         Elaboração de situações problemáticas que envolvam: lixo orgânicos, recicláveis e tecnológico , poluição causada pelas indústrias, onde as pessoas do bairro colocam o lixo;
·         Visitas ao bairro, verificando se há lixo em terrenos baldios e procurar a solução
Com a finalidade de sensibilizar pais, educadores, educandos e familiares para os cuidados que devemos ter com o mau uso do lixo, esgotos, água potável e a falta de conhecimentos sobre o local adequado para jogar o lixo.Trabalharemos como sub-tema na 3º etapa: “Homem e Natureza”, sendo este para a finalização do projeto com uma apresentação teatral com o título: “ACORDA HOMEM! CUIDA  DO MEIO AMBIENTE!” envolvendo todos os alunos do 2ºano e os pais.
Iniciaremos essa 3º etapa através de uma pesquisa escolar, envolvendo alunos e pais, onde registraremos as condições sociais e culturais de cada um e os meios utilizados por eles para a preservação da natureza em relação ao cuidado que cada um tem com o lixo.
Através da pesquisa faremos:
·         Aulas expositivas e dialogadas;
·         Trabalhos em grupos ;
·         Aulas com fitas de vídeos;
·         Debates;
·         Aulas práticas e teóricas;
·         Confecções de cartazes e murais;
·         Relatos e experiências expostas em painel.
Para a finalização do nosso projeto, realizaremos uma exposição dos trabalhos realizados durante o semestre, com o objetivo de apontar que todos tem direitos ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, de uso comum do povo e essencial à qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e de preservá-lo para as presentes e futuras gerações. (Artigo 225 da Constituição Federal de 1988).
OBS – Todos os conteúdos das disciplinas, (Matemática – Português –História –Geografia - Ciências e Religião), serão trabalhados durante todo processo pedagógico, sob os métodos transversais interdisciplinar.
Recursos Humanos
·         Passeios;
·         Dramatização;
·         Palestra;
·         Pesquisas.
Recursos Materiais
·         Meios de Comunicação (jornais, revistas e vídeos);

Cronograma
·        Semestral
Avaliação
A avaliação irá se dar num processo contínuo, visando a mudança de atitudes no comportamento do nosso educando e da comunidade através de atividades propostas.
O processo educativo deve sempre estar sempre crescente na escola. Acreditando no pleno crescimento do aluno e considerando que o mesmo não desaprenda o que já foi apropriado e nem suprime o que já foi ensinado, adotamos os seguintes critérios para acompanharmos o crescimento do aluno no decorrer do ano:
·         Avaliações individuais e em pequenos grupos, escritas e orais com ou sem consulta;
·         Exposição de trabalhos;
·         Outras atividades propostas pelo professor;
·         Também avaliaremos no dia a dia escolar;
·         Responsabilidade;
·         Disciplina e obediência às normas da escola;
·         Respeito e atitudes perante o meio em que vive
·         Valorização;
·         Do meio escolar.

Bibliografia
·         Caderno Pedagógico – Educação e Meio Ambiente.
·         PCNS – Meio Ambiente e Saúde.
Ciências Naturais.
Apresentação dos temas Transversais e Ética.




















ANEXOS






1º POESIA



AZUL E LINDO PLANETA TERRA, NOSSA CASA

ESTE É O PLANETA TERRA. DE LONGE É ASSIM: AZUL E LINDO

É AQUE NÓS MORAMOS. É AQUI QUE NÓS VAMOS MORAR PARA SEMPRE.
NÓS, NOSSOS FILHOS E OS FILHOS DOS NOSSOS FILHOS.
HÁ MUITO TEMPO QUE O HOMEM VEM               TENTANDO CONHECER MEHOR O UNIVERSO (...)

MAS POR ENQUANTO NÃO SE CONHECE NO UNIVERSO INTEIRINHO UM PLANETA COMO ESTE:
ONDE HAJA AR, ONDE HAJA ÁGUA, ONDE HAJA VIDA!

MAS PARA QUE A TERRA CONTINUE A NOS DAR TUDO AQUILO DE QUE PRECISAMOS PARA VIVER, TEMOS QUE CUIDAR DELA COMO CUIDAMOS DE NOSSA PRÓPRIA CASA. E MELHOR AINDA. POIS DA NOSSA CASA NÓS PODEMOS MUDAR. DA TERRA NÃO
(...)
RUTH ROCHA  E  OTAVIO ROTH.
Recitada pela aluna: Ana Caroline A. da Silva
2º POESIA

MEIO AMBIENTE

TOCARAM FOGO NO MUNDO.
É FOGO PRA TODO LADO.
NUNCA VI TANTA FUMAÇA.
O POVO ESTÁ SUFOCADO.
TÁ DIFÍCIL RESPIRAR
HOSPITAIS ESTÃO LOTADOS.

É UMA FALTA DE RESPEITO.
COM TODA HUMANIDADE.
TOCAR FOGO NA PASTAGEM.
É UMA GRANDE CRUELDADE.
TAMBÉM NOS CANAVIAIS.
NO ENTORNO DA CIDADE.

O HOMEM DESTRÓIO HOMEM.
POLUI O MEIO AMBIENTE.
DESMATA GRANDES FLORESTAS.
É UM SER INCONSEQUENTE.
COM SEU ATO IRRESPONSÁVEL.
PREJUDICA MUITA GENTE.

DENUNCIE OS INFRATORES.
AJUDE NESSA EMPREITADA.
PROTEJA A NATUREZA.
DIZENDO NÃO AS QUEIMADAS
APAGUE ESSA IDEIA.
QUEIMADA NÃO TÁ COM NADA.

ISSO TUDO É QUE DESTRÓI O MEIO AMBIENTE!
AUTOR DESCONHECIDO


Recitada pelos alunos: Ana Caroline, Jhonny L. da Silva, Viviam Mariana F. Carvalho e Karolaine A. F. Mendes.
























TEATRO:













ACORDA HOMEM!
CUIDA DO MEIO AMBIENTE!










ARENÁPOLIS-MT
2009.


AUTORA: ÉDIMA DE O. SOARES.
NARRADOR: UM CERTO DIA UM LENHADOR SAIU DE CASA TODO ANIMADO PARA CORTAR MAIS UMA ÁRVORE E DIZIA:


LENHADOR:–––  VOU CORTAR MAIS UMA ÁRVORE, VOU VENDER  A MADEIRA E GANHAR MUITO DINHEIRO.


NARRADOR: QUANDO CHEGOU Á FLORESTA AVISTOU UMA ÁRVORE LINDA E FRONDOSA. APROXIMO-SE DELA COM SEU MACHADO E QUIS CORTÁ-LA. DEREPENTE CHEGA.... E DIZ:


MENINO:––– PARE! NÃO FAÇA ISSO, NÃO PODEMOS DERRUBAR AS ÁRVORES, ELAS SÃO A NOSSA VIDA,POIS NOS DÃO OXIGÊNIO,FRUTAS,SOMBRA, E MUITO MAIS COISAS.

NARRADOR:O LENHADOR PAROU NA HORA, FICOU ADMIRADO COM ATITUDE DA CRIANÇA.

LENHADOR: DEIXA DE SER BOBO MENINO, VOU CORTAR ESSA E MAIS OUTRA, MAIS OUTRA, QUERO FICAR RICO.

MENINO: SE O SENHOR CORTAR ESSA ÁRVORE VOU DENUNCIÁ-LO A SEMA( SECRETÁRIA DO MEIO AMBIENTE).


LENHADOR: VÁ PARA CASA AGORA MENINO BOBO! SE VOCÊ NÃO FOR VOU TE BATER.


NARRADOR: O MENINO SAIU CORRENDO, CHEGOU EM CASA CANSADO E AMEDRONTADO.


MAMÃE: MEU FILHO O QUE ACONTECEU?


MENINO: ––– UM LENHADOR QUER ME BATER MAMÃE.


MAMÃE: POR QUE MEU FILHO?


MENINO: PORQUE ELE QUERIA CORTAR UMA ÁRVORE E EU FALEI QUE NÃO PODE.


MAMÃE: VOCÊ ESTÁ CERTO, VAMOS AGORA DENUNCIÁ-LO.


MENINO:––– ANTES VAMOS CHAMAR MEUS TRÊS COLEGUINHAS.


NARRADOR:OS DOIS SAIRAM RAPIDAMENTE. ENCONTRARAM OS COLEGUINHAS DO FILHO E CONTARAM TODA A HISTÓRIA. UMA DAS MENINAS DISSE:


1ºMENINA:–––  É MESMO,.... TEMOS QUE IMPEDIR ESSE HOMEM.


NARRADOR:––– A OUTRA MENINA RETRUCOU:


2ºMENINA:––– ESTOU NERVOSA E CHATEADA. ESSE HOMEM É UM DESTRUIDOR DE FLORESTA. TEM QUE PARAR.


NARRADOR A 3ºMENINA DISSE:


3ºMENINA:–– CONCORDO A PROFESSORA DISSE QUE NÃO PODEMOS CORTAR ÁRVORES.


NARRADOR: O MENINO E AS MENINAS E A MAMÃE SAIRAM RAPIDAMENTE E FORAM CONVERSAR COM O LENHADOR.
CHEGANDO LÁ A MAMÃE DISSE PARA ELE.


MAMÃE:––– PARE DE CORTAR ÁRVORES. O SENHOR NÃO PODE FAZER ISSO.

NARRADOR:–––  O LENHADOR SORRIU E PERGUNTOU:


LENHADOR:––– QUEM VAI ME FAZER PARAR?


NARRADOR: E A MAMÃE DISSE:


MAMÃE:––– EU, POIS O SENHOR ESTÁ DESTRUINDO VIDAS. SEM ÁRVORES NÃO PODEMOS VIVER.

LENHADOR: DONA, A ÚNICA COISA QUE SEI FAZER É CORTAR ÁRVORES.


MAMÃE:––– JÁ TENHO A SOLUÇÃO. VAMOS FAZER UM REFLORESTAMENTO


LENHADOR:––– O QUE É ISSO DONA.


MAMÃE:––– VAMOS PLANTARNOVAS ÁRVORES NO LUGAR DAS QUE VOCÊ DERRUBOU.


LENHADOR:––– É O MEU SERVIÇO DONA.


MAMÃE:––– VOCÊ VAI SER O MEU JARDINEIRO. AGORA VAI CUIDAR DE PLANTAS.


LENHADOR:––– QUE BOM.


NARRADOR:––– E TODOS COMEÇARAM A PLANTAR NOVAS ÁRVORES MEDIANTE A HISTÓRIA CONCLUIMOS QUE O HOMEM É O ÚNICO SER RESPONSÁVEL PELO MEIO EM QUE VIVE, POIS É O ÚNICO ANIMAL RACIONAL QUE EXISTE E SE ELE NÃO CUIDAR DA TERRA, ESTARÁ ACABANDO COM SUA EXISTÊNCIA. POR ISSO DEVEMOS CUIDAR DOS RIOS, DAS PLANTAS E DOS ANIMAIS, SENDO ASSIM ESTAREMOS PROLONGANDO NOSSOS DIAS NA TERRA, PORQUE DEUS CONFIOU TUDO DE BELO NAS MÃOS DO HOMEM E MUITOS NÃO ESTÃO ZELANDO DO QUE HÁ DE MAIS VALIOSO NO MUNDO QUE É A “VIDA”, A NATUREZA.




















Personagens do Teatro:

Como convidados:
Paulo (pai do aluno Jherotti)
Andréia (mãe da Karolaine)
1º menina- Karolaine
2º menina- Ana Caroline
3ºmenina- Vivian
Menino- Jhonny
Animais da floresta:
Cleyton
Jherotti
Fracislaine
Adelaine
Iasmim
Kamila
Danúzia
Rubsmara
Milaine
Letícia
Evilin
Walisson
Júlio
Àrvores:
Gabriel
João Marcos
Carlos
Como narradora a professora Eni Borges Marques
Como cenário usamos o jardim da própria escola, para que assim nós envolvidos não tivéssemos a atitude de jogarmos tanto lixo ao final da apresentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sua opinião é muito importante! obrigado!