quinta-feira, 1 de setembro de 2011

modelo de projeto de cidadania










Leituras para cidadania







ARENÁPOLIS-MT
2011.

Eni Borges Marques









PROJETO: Leituras para cidadania














MUNICÍPIO: ARENÁPOLIS

ESCOLA: ESCOLA MUNICIPAL “PREF. DUÍLIO RIBEIRO BRAGA ”.








INTRODUÇÃO


Este trabalho aborda a importância do educando obter conhecimentos sobre os diretos e deveres enquanto cidadão e tendo como tema: Leituras para cidadania, visando uma educação voltada para todos os ambientes em que o educando, comunidade escolar, pais, educadores estão inseridos, para que assim tornem-se pessoas sensibilizadas e conhecedoras dos seus direitos e deveres. Digo isso por que as nossas ações sejam elas simples como o de comprar um simples produto em uma loja, mercado ou livraria e até mesmo na escola como relação a comportamentos e atitudes, e é por essa observação que o projeto vem de encontro com os anseios deles, e os educandos percebam-se cidadãos inseridos na sociedade. Sendo assim, percebe-se que o ser humano esta começando a sentir-se também um ser responsável por tudo que hoje esta acontecendo.
Nesse intuito na primeira etapa nos fizemos junto com alguns pais a leitura do ECA (Estatuto da criança e do Adolescente), com o intuito de que eles percebam o quanto eles já desde o útero de suas mães já tem o primeiro e mais importante direito á vida.
NA segunda etapa do projeto realizamos leituras sobre o PPP da escola onde foquei sobre os deveres e direitos dos alunos dessa instituição escolar.
Na terceira etapa realizaremos leituras Estatuto do idoso e também o PROCON.
Sendo assim, será realizado em cada uma das etapas do projeto debates e roda de conversa sobre todo o conteúdo proferido no projeto.






RESUMO

Como educadoras preocupadas com o desenvolvimento, educacional dos nossos educandos e observando que alguns educandos por não ter informações sobre cidadania como no todo, decidimos focar e tomar atitudes juntamente com os educandos, comunidade escolar, para que todos obtivessem informações através de leituras e debates sobre o assunto, sendo assim, com observação, com pesquisa, palestras com familiares, vimos à necessidade imediata de adquirir mais leituras e que essa leituras fossem feitas com consciência, sendo que para isso todos tivessem meios de saber de que forma pudessem ter mais recursos onde todos soubessem de seus direitos e deveres enquanto cidadãos, primeiramente orientando os educandos que poderíamos chegar também aos pais também e que esse aprendizado fosse o de obter informações, e foi através da realização desse trabalho que conseguimos fazer com que os educandos e demais envolvidos conhecessem melhor sobre o que é ser um cidadão.








Palavra-chave: preocupada, cidadão, desenvolvimento, informações.



OBJETIVOS:


Objetivo Geral

Fazer com que o individuo perceba-se integrante dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles contribuindo ativamente para a melhoria do conhecimento sobre cidadania, conscientizando o educando e a comunidade em geral da importância de seu papel como cidadão, distinguindo direitos e deveres para uma melhor qualidade de vida diferenciando as diversas realidades da sociedade, onde a saúde, a educação, o lazer, etc. Seja um destaque fundamental nesse processo de sensibilizar, compreendendo que o meio em que vivemos é o resultado das relações de intercâmbio entre a escola e a sociedade em um espaço de tempo concreto de diversos grupos sociais.







Objetivo Específico


• Reconhecer o que é ser cidadão como um ser conhecedor de seus direitos e deveres perante a sociedade onde se encontra inseridos;
• Oportunizar que ao educando adquira informações e conhecimentos do meio sobre o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente);
• Contribuir para que obtenham conhecimentos sem que esses venham prejudicar a natureza.
• Valorizar a relação homem X natureza.
• Identificar os meios de poluição e sensibilizar a população que os mesmos nos acarretam problemas.
• Reconhecer a relação de interdependência de homem cidadão;
• Refletir com o educando a realidade atual de dominação do homem, e o que devemos fazer (alternativas), para proteger o meio em que vivemos.








METODOLOGIA

Através de rodas de conversas faremos:
• Aulas expositivas e dialogadas;
• Trabalhos em grupos;
• Aulas com fitas de vídeos;
• Debates;
• Aulas práticas e teóricas;
• Confecções de cartazes e murais;
• Relatos e experiências expostas em painel.










AVALIAÇÃO

A avaliação será num processo contínuo, visando à mudança de atitudes no comportamento do nosso educando e da comunidade através de atividades propostas.
O processo educativo deve sempre estar sempre crescente na escola. Acreditando no pleno crescimento do aluno e considerando que o mesmo não desaprenda o que já foi apropriado e nem suprime o que já foi ensinado, adotamos os seguintes critérios para acompanharmos o crescimento do aluno no decorrer do ano:
• Avaliações individuais e em pequenos grupos, escritas e orais com ou sem consulta;
• Exposição de trabalhos;
• Outras atividades propostas pelo professor;
• Também avaliaremos no dia a dia escolar;
• Responsabilidade;
• Disciplina e obediência às normas da escola;
• Respeito e atitudes perante o meio em que vive
• Valorização;
• Do meio escolar.




CONCLUSÃO

Hoje tenho a certeza que só falar de cidadania, não tem significado de mudança nenhuma, a ação é a peça chave para que as portas de pessoas brilhantes irradiem cada vez mais e a luz da sabedoria para que realmente haja mudança de o que realmente é ser cidadão, e que essas ações e atitudes saiam das paredes, muros da escola e alcance mais pessoas, porém para que essas informações sejam transmitidas de forma eficaz, terá que haver por parte do educador uma orientação simples, mas que tenha haver com o meio em que essas pessoas estão inseridas para que assim essas fontes de informações transbordem e que jamais possa se esgotar, e que todos se sintam capazes de agir e que seja uma ação com resultados. E com isso nós nos tornemos seres humanos com um desenvolvimento “maduro” e que sempre estejamos em busca da árvore do saber; e que cada um sinta-se responsável e com isso possa apesar e desenvolver-se como pessoas melhores.
A instituição escolar pode e precisa ser a ponte para que com isso o ambiente escolar seja uma extensão escola, casa, bairro, cidade... E que os nossos educandos nesse ambiente que media esse saber ele possa ter a certeza de que irão aprender. E que esse aprendizado possa proporcionar valores éticos que a instituição escolar irá lhes oferecer. Visto que todos os envolvidos terão o gosto pelo cuidar, proteger, enfim irão perceber como uma atitude que é necessária e com isso poderão entender melhor as necessidades do nosso planeta nossa casa.
E foi por acreditar que os educandos, pais e comunidade escolar, fazem parte de tudo isso é que nós nos interessamos pelo tema leituras para a cidadania e percebo com isso, que a instituição escolar tem a responsabilidade de garantir a todos os seus educandos o acesso aos saberes necessários para o exercício da cidadania. E que também tem uma grande importância nesse processo de desenvolvimento com o meio ambiente, sociedade para que assim, tornem-se pessoas criativas, mas que também tenham ações voltadas para o cuidado com a natureza que o cerca, pois conservar é preciso e que todos os seus conhecimentos do que fazer tenha um significado para as futuras gerações.
E assim sendo, muitos dos nossos valores são adquiridos e confirmados pela mediação dos saberes de nossos queridos mestres, ou seja, nossos educadores; sabemos que temos em nossas mãos hoje as futuras mudanças comportamentais e que temos que realmente sermos como o joalheiro que ao ir lapidando, transformando essas jóias brutas em belíssimos diamantes e que esses sejam defensores dos nossos direitos e com isso conhecedores também dos seus deveres enquanto cidadãos.
Dessa forma, é preciso também ter um novo ângulo de visão com relação “homem cidadão” e que esse homem tenha um caminho para o futuro de tal forma que ele possa sobreviver e que possa também cumprir como um conhecedor das necessidades do meio ambiente que ele faz parte e que tem o dever ter uma vida ecologicamente sustentável e que concretize o seu trabalho sem que haja interferências agressivas na realidade da natureza e também por que não dizer também necessidade humana de preservar, e com isso sendo um auxiliador no processo de transformação social.
Diante de tais considerações apresentadas a esse projeto, percebi a importância de observar e com isso pesquisar para mediar, trocar, refletir, compartilhar idéias e informações sobre cidadania, a isso ter uma comunidade escolar voltada para um belo trabalho pedagógico onde o ensino aprendizagem seja efetivado de forma viva e dinâmica.
















Bibliografia

ECA- Estatuto da Criança e do adolescente
PROCON
Estatuto do idoso
















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