sexta-feira, 23 de setembro de 2011

.......Paulo Freire.............

Falar de Paulo Freire é sem dúvida rever a minha postura de educadora e compromisso com os meus educandos, como é bom ler sobre esse pensador e, que grande elegado para educação, quando em uma única frase nos dá uma maravilhosa e importante direção pedagógica ,Freire dizia: que ninguém ensina nada a ninguém , mas as pessoas também não aprendem sozinhas.”Os homens se educam entre si mediados pelo mundo”.Tendo em vista, que nos educadores temos em nossas salas de aula todos os anos educandos diferentes essa frase é bem o que devemos sempre lembrar, temos um compromisso árduo e sério a cada dia das nossas vidas como educadora e, o compromisso de estarmos sempre mediando o conhecimento voltado para os nossos educandos com uma preocupação de não acharmos que somos detentores do conhecimento completo,mas que tenhamos uma sensibilidade em perceber o quando os nossos educando tem a nos ensinar também, tendo em vista, que nos nós educamos entre si não devemos jamais achar que somos sabedores de tudo.
E por saber, que desde a alfabetização como dizia Freire “ A alfabetização é, para o educador, um modo de os desfavorecidos romperem que chamou de “cultura do silêncio” e transformar a realidade, “ como sujeitos de sua próprio história”. Dessa forma, Freire nos leva a refletir se estou alfabetizando com essa finalidade seja criança ou adulto estou fazendo com que o aprendizado desse educando esta votado para uma conscientização para, que haja mudança no seu silêncio ou estou ainda só no “conteudismo” . Tenho sempre buscado na escola voltar o que ensino ao meus educandos fazer uma relação entre o que ele aprende para sua vida pessoal também, sendo que esse aprender de a ele uma posição voltada para tornar-se cada vez um cidadão alfabetizado para sua libertação completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sua opinião é muito importante! obrigado!