segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

..................O JEITO DE CONTAR HISTÓRIA.................

                                                         





                                                                                 Como contar história com vocabulário adequado.

Considerando que a literatura infantil é um instrumento para o desenvolvimento da criança, exponho alguns conceitos da mesma.
A literatura infantil torna-se deste modo, imprescindível. Os educadores dos primeiros anos da escola fundamental devem trabalhar diariamente com a leitura, pois esta se constitui em material indispensável que aflora a criatividade infantil e desperta as veias artísticas da criança. Nessa faixa etária, os livros de literatura devem ser oferecidos às crianças através de uma espécie de caleidoscópica de sentimentos e emoções que favoreçam a proliferação do gosto pela literatura enquanto forma de lazer e diversão.
Acredito que a literatura infantil é como uma modalidade artística que preocupa em contar histórias para as crianças utilizando um vocabulário adequado para a compreensão do educando e dessa forma alimenta-se o espírito da criança com suas imaginações ao imaginar-se na história, mas possibilitar que seja lida não somente por adultos, mas também pelas crianças. No que se referem sobre conceitos de literatura infantil são poucas as obras denominadas infantis, sua maioria é vista como literatura de massa.
Pode-se dizer que é as obras literárias ampla, que permite bem uma diversidade de leituras para as crianças, com traços importantes e comuns pelos quais são avaliadas as obras infantis, nos aspectos psicológicos, tais como: instrumento de emoção e de distração com objetivo de possibilitar o desenvolvimento intelectual e afetivo da criança.
Acredito que é um dos caminhos que possibilita a formação integral da criança, ampliando seus horizontes e enriquecendo suas experiências da vida através dos contos de fadas.
Nesta perspectiva pode ser utilizada como instrumento para a sensibilização da consciência, para a capacidade de expansão de interesses de analisar o mundo.
No seu surgimento, no século XVII, foi fruto do esforço de afirmação da sociedade burguesa como ponto importante para as escolas no aparelho multiplicador de sua idéia na época em que a valorização à fantasia ora era transmitida de geração a geração.
Sua emergência deveu-se antes de tudo, sua associação com a pedagogia que as histórias eram elaboradas para tornar instrumento dela. Onde a criança passa a ser considerada um ser diferente do adulto, com necessidade e características próprias que deveria preparar a criança para a vida adulta.
Somente no início do século XIX, a crítica erudita passou a se interessar pelas coletâneas e a partir deste momento foi divulgada em todo mundo ocidental, passando a ser divulgada como literatura infantil.
Tendo sua origem um destaque, as fábulas, que foram transmitidas às gerações, estas fábulas eram dirigidas aos adultos com fim de ensinamentos morais, políticos, religiosos, procurando fantasias à realidade que não aceitavam o aspecto infantil. Com isso passou a serem conhecidas e admiradas pelas crianças com suas variações de histórias infantis.
As fábulas são o princípio da literatura infantil para muitos autores passou a preocupar-se especialmente com o mundo histórico das crianças, como contar histórias com o vocabulário adequado. Podemos perceber também que na França houve o surgimento da literatura infantil pelos grandes literários da época.


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