segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

.... HISTÓRIA QUE REVERTE A REALIDADE ................

                                                                                                  Reverter a história para a realidade.

Lembremos que hoje estamos vivendo os primeiros anos de um novo milênio, sendo que para termos educandos envolvidos e cheios de amor, sabedoria, paciência, altidez, companheirismo, esforços, respeito, idealismo, solidariedade entre outros valores, nós educadores temos que estarmos sempre atentos as literaturas que levamos em sala, mostrando ao nosso educando que essas histórias têm em seu cerne os conceitos, que só com muita acuidade poderemos realmente transmitir e só assim fazer com que essa criança cuja energia transborde o suficiente para que possa encher os corações de festa.
Desta mesma maneira como não poderia deixar de ser podemos citar a belíssima história infantil lida e dramatizada pelo mundo que é a Cinderela, uma história que traz em si de que o bem sempre vence o mal ou ainda a humildade dessa moça que mesmo sendo humilhada diante de suas outras duas irmãs jamais mostrou-se com rancor, ódio ou inveja, mas que consegue acima de tudo ser capaz de mostrar de forma tão bela que conseguiria encontrar e dar amor a quem dela próximo estivesse; e esse tipo de exemplo que mostrado de forma acurada pelo educador a seu educando, pois esse perceberá que é muito sábio tentar seguir essa maneira ou forma de vida. Podemos citar também a história de Damon e Pitias uma amizade verdadeira que mesmo sabendo que Pitias tinha sido condenado a morte pelo rei Dionísio, o seu amigo Damon ofereceu-se para ficar em seu lugar, pois sabia que seu amigo como última vontade antes de morrer queria ir a sua casa pela última vez, para resolver assuntos que ficaram pendentes, o rei mesmo com receio concedeu, mas só quando o seu amigo Damon oferecerá ficar em seu lugar. O tempo passou e na prisão todos zombavam de Damon dizendo de Pitias não voltaria, mas a sua confiança na linda amizade que tinham era tão grande que ele esperava com muita confiança. Chega então o dia da execução e nada de Pitias chegar, então o rei decide que era chegada a hora da sentença, mas para sua surpresa chega Pitias, fisicamente debilitado, mas que jamais perdeu a esperança de chegar a tempo de ver o seu amigo vivo e explica a Damon que seu navio naufragara e que bandidos haviam atacado na estrada. Enfim o rei vendo esta prova fiel de uma verdadeira amizade decide que nenhuma execução fosse feita e deixa os dois irem embora. Desta bela história pode-se mostrar aos nossos educandos que a amizade quando é de confiança, e que nada pode desfazê-la as outras pessoas que estão próximas percebem e são tomadas pelo mesmo sentimento.
Sabiamente nós educadores temos que usar as histórias da literatura infantil como uma magia que só nós bons contadores de histórias sabem, a isso Chalita Gabriel profere:

A magia de uma boa história reside justamente em sua capacidade de arrebatar, de nos transportar para outro tempo e espaço, de nos fazer sonhar, de nos fazer crer que somos capazes de realizar a nossa lenda pessoal de forma tão competente e bem sucedida quanto suas personagens (CHALITA, 2003, p. 80).

Desta forma, percebo que ao contarmos histórias é preciso que estejamos conscientes dos benefícios ou prejuízos que esta pode causar. Passamos a partir do momento em que percebemos que uma contação de estórias não é uma atividade sem propósito, a ter um outro olhar para o livro de literatura.















Nenhum comentário:

Postar um comentário

sua opinião é muito importante! obrigado!