Como contar história
O educador como integrante do grupo poderá refletir na sua prática pedagógica, a utilização da história como instrumento do seu trabalho. Acreditamos que existam pessoas com mais habilidades que outras para contar histórias, porém, todo educador mesmo sem ser artista poderá, acreditamos, criar uma maneira mais gostosa possível para que seu educando se sinta á vontade
Acreditamos que o melhor caminho a seguir para trabalhar a literatura infantil, talvez se esse:
a) Conhecer a história;
b) Adaptar o vocabulário a compreensão das crianças;
c) Apreciar e despertar o interesse das crianças para a história;
d) Estimular previsões sobre o conteúdo da história, deixando espaço para a criança falar;
e) Não prolongar muito a narração;
f) Abrir espaço para a discussões , depois da história contada;
g) Proporcionar atividades a partir da história.
Vale lembrar de que o educando deve ter uma leitura previa da história para que no momento em que essa for contada ele tenha segurança nas palavras. Sendo assim, quando o educador for motivar os educandos e se sinta preparado, nesta etapa o educador deve despertar a curiosidade e a atenção dos ouvintes e estes deverão entrar na história como parte atuante. Os recursos vão desde a mais simples apresentação da capa do livro até onde ir a criatividade do educador.
Um outro momento é o da apresentação do texto, durante a elaboração do planejamento, o educador decide qual o recurso utilizado para apoiar a narração. O melhor caminho é que o educador procure alternara as formas de apresentação, não esquecendo, porém, que em qualquer circunstância da apredizagem se apresentam na mesma proporção da criatividade do educador.
Ela pode acontecer com ou sem o auxílio de livros de histórias, simplesmente narrar é uma riquíssima forma de apresentação, ela não requer acessório narrador, onde ele expressa a sua emoção. Já com a presença do livro, a ilustração completa a voz do narrador, desenvolvendo a seqüência lógica do pensamento . O narrador já conhecido , o que vai contar, deve expressar-se com suas próprias palavras cativando o educando.
Com o uso de gravuras, desenhos ou estampas impressa, favorece muito, as crianças menores permitindo que elas observem detalhes, oportunizando situações de análises críticas das imagens para o desenvolvimento do raciocínio lógico, nas noções de personagens,espaço e tempo da narrativa e consequentemente da expressão verbal.
Outro momento diz respeito as atividades da exploração do texto, o objetivo é verificar de maneira lúdica se a historia foi compreendida. Chama a atenção para os aspectos estruturais do texto e discutir questões levantadas a partir de sua audição, é o momento da realização de uma verdadeira analise da obra.
Recortar, dramatizar, desenha , montar painéis e quebra cabeças, modelar fazer dobraduras,, construir maquetes, criar novos textos, dançar, montar álbuns, brincar, são atividades que podem ser desenvolvidas com a finalidade de recompor as seqüências narrativas, estabelecer personagens dos espaços do tempo e do tema proposto. O autor Malamut ilustra:
[...] sem a menor duvida em nível de pré-escola, podemos dizer
Que contar estórias é um riquíssimo recurso didático, oferecen_
do inúmeras possibilidades de aproveitamento que a professora
devera saber usar... diante do mundo que existe ao redor da
criança, um mundo que dispõe de jogos sonoros, as
brincadeiras com as com as palavras e os esquemas ritmos
que caracterizam a boa poesia infantil deve ser do interesse do
professor, buscando livros que apresentam essas
características como parlendas,rimas, etc... Na duvida quanto
à escola o melhor é utilizar obras de poetas consagrados pela
literatura infantil como: Cecília Meireles, Vinício de Moraes,
Moteiro Lobato, Ziraldo entre outros(1990, p. 05)
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