terça-feira, 31 de agosto de 2010

Leitura sempre

Hoje se sabe que só se desenvolve o gosto pela leitura a partir de uma boa aproximação seja ela afetiva ou significativa, os livros são a peça chave para que, as portas dessa mentes brilhantes irradiem cada vez mais luz do saber, e que estes livros realmente saiam das caixas e estantes e chegam nas mãos e nos corações dos nosso educandos para que possam com isso cada vês mais aumentar seu conhecimento em relação a leitura de histórias, e a leitura seja sempre uma fonte de informações que jamais se esgote para quem a busca com sede do saber, e que seja sempre um instrumento de aprendizagem e que também um lazer aqueles que estão ociosos e ansiosos por conhecer cada vez mais. O desenvolvimento da leitura só ocorre de forma que o educando veja em leitores “maduros” da árvore do saber e que lendo com eles permita-lhes familiarizar-se e desenvolver-se nela.

A escola pode e precisa ser este ambiente de leitura e os educadores sejam esses leitores “maduro” da árvore do saber, lendo com e para seus educandos, eles com certeza irão aprender e se envolver nas emoções e sentimentos que a leitura de uma bela história revela.

Vão posicionar-se com os valores éticos que os textos apresentam. Eles irão tomar gosto pela leitura, por que vão conseguir entender os diferentes textos, que lhes fornecem informações que são necessárias, para que com isso eles consigam também aprender o que quiser e entender melhor o mundo em que vivem.

E foi por acreditar nisso que passei a me interessar pelos belíssimos livros de literatura infantil e juvenil, percebo com isso, que a escola tem a responsabilidade de garantir a todos os seus educandos o acesso aos saberes necessários para o exercício da cidadania.

A literatura infantil desempenha um papel importante no processo do desenvolvimento da criança e de adultos criativos, pois conserva seu caráter de experiência significativa de linguagem revelação, descoberta e aprofundamento de referencia da realidade.

E assim sendo, muitos de nossos valores são adquiridos e confirmados pela tradição literária presente na vida dos povos do planeta, mesmo antes de existir a comunicação entre eles.

Desta forma é preciso também um novo ângulo de visão no enfoque da literatura infantil como o caminho para o futuro leitor, de tal forma que possa cumprir e concretizar esse trabalho, resultado de interferência na realidade, auxiliando no processo de transformação social.

Diante de tais considerações apresentadas a este texto, percebi a importância de se trabalhar com a literatura infantil com o objetivo de ampliar os conhecimentos a respeito da formação de leitores, bem como, as dificuldades da escola que encontra na realização do trabalho pedagógico com qualidade visualizando a alfabetização na perspectiva dialética para um ensino e aprendizagem mais viva e dinâmica.

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