quarta-feira, 27 de outubro de 2010

APREDIZAGEM: POR QUE ALGUNS EDUCANDOS APRESENTAM MAIS DIFICULDADES PARA APRENDER?

DEFINIÇÕES DOS DISTÚRBIOS/TRANSTORNOS   DE APRENDIZAGEM (DSM IV)

Os Transtornos de Aprendizagem são avaliados por meio de testes padronizados de leitura,  expressão escrita e conteúdos matemáticos que estejam significativamente  abaixo  do  esperado  para  a idade, escolarização e nível intelectual.
O diagnóstico é concluído por avaliação médica e exames complementares.


Transtorno de Leitura ou Dislexia


Rendimento em leitura, velocidade ou compreensão de leitura substancialmente inferior ao esperado, considerando-se:

         QI médio ou acima da média

         Escolaridade própria da idade do indivíduo

 

Leitura oral caracterizada por:
- Distorções
- Substituições
- Omissões
 Tanto a leitura em voz alta quanto a silenciosa caracterizam-se por lentidão e erros de compreensão.
Em geral a Dislexia é encontrada em combinação com quadro de Disortografia e/ou Discalculia, mas pode ocorrer isoladamente.

 

Prevalência

 

  • Predomínio do sexo masculino: 60 à 80%.
  • 4% crianças em idade escolar. (USA)

Evolução do Transtorno de Leitura
  •  Incapacidade para distinguir letras comuns.
  • Dificuldade para associar os fonemas aos grafemas.

Diagnóstico 

  •  Fim da Educação Infantil e 2º ano do Ensino Fundamental.
  • Sinais sugestivos, em faixa etária menor, classificam o paciente como em "situação de risco" para o desenvolvimento da Dislexia.
  • Quanto mais precoce, melhor o prognóstico.
  • Idade Adulta – também é feito o diagnóstico e tratamento.
Transtorno da Expressão Escrita ou Disortografia

Habilidades de escrita acentuadamente abaixo do nível esperado, considerando-se:
• QI médio ou acima da média.
• Escolaridade própria da idade do indivíduo.
Geralmente existe uma combinação de dificuldades na capacidade do indivíduo de compor textos escritos evidenciada por erros de gramática e pontuação dentro das frases, má organização dos parágrafos, múltiplos erros de ortografia e caligrafia ruim.
A Disortografia pode estar associada à  Déficits de Linguagem e/ou Déficits Percepto Motores.
Em geral a Disortografia é encontrada em combinação com quadro de Dislexia e/ou Discalculia, mas pode ocorrer isoladamente.

 

Prevalência

O transtorno é raro quando não associado a outros Transtornos de Aprendizagem.
Porcentagem não definida pelo DSM IV.

Evolução do Transtorno de Disortografia
*Incapacidade de recordar seqüências de letras em palavras comuns.
*Caligrafia ruim.
*Prognóstico a longo prazo pouco conhecido.ntagem
Diagnóstico
* Fim da Educação Infantil e 2º ano do Ensino Fundamental.
* Sinais sugestivos, em faixa etária menor, classificam o paciente como em "situação de risco" para o desenvolvimento da Disortografia.
* Quanto mais precoce, melhor o prognóstico.
* Idade Adulta – também é feito o diagnóstico e tratamento.

Diagnóstico Diferencial
* Somente dificuldade na ortografia e caligrafia, sem outras alterações  da expressão escrita, não fecha o diagnóstico.

 

Transtorno da Matemática ou Discalculia

 Consiste em uma capacidade para a realização de operações aritméticas acentuadamente abaixo do esperado, considerando-se:

         Qi médio ou acima da média
         Escolaridade própria da idade do indivíduo
Habilidades que podem estar comprometidas:
Linguísticas: compreender  ou nomear termos, operações ou   conceitos matemáticos e transpor problemas escritos para símbolos matemáticos;
Perceptivas: reconhecer  ou ler símbolos numéricos ou  aritméticos e agrupar objetos em conjuntos;
Atentivas: copiar corretamente números ou cifras, lembrar de somar os números “levados”  e observar os sinais dos operações;
Matemáticas: seguir etapas matemáticas, contar objetos e aprender as tabuadas.
Em geral a Discalculia é encontrada em combinação com quadro de Dislexia e /ou Disortografia, mas pode ocorrer isoladamente.

 

Prevalência

Estima-se em torno de 1%  das crianças em Idade Escolar. (EUA) Porcentagem não definida pelo DSM IV.
Porcentagem
Curso/Evolução
 
* Dificuldade na faculdade de cálculo: responsável pelo entendimento de conceitos  relacionados a número, formas e dimensões.
* Dificuldade na faculdade de medida: capacita o julgamento de proporções e espaço.
* Para o funcionamento mental apropriado essas faculdades deveriam  coexistir de forma balanceada.

Diagnóstico

* Apesar dos sintomas (confusão para conceitos numéricos ou incapacidade de contar corretamente) poderem aparecer já na Educação Infantil, o diagnóstico normalmente é feito apenas após o final do 2º ano - antes não ocorreu suficiente instrução formal em matemática.
* Quando associada a alto QI, a Discalculia pode aparecer tardiamente, uma vez que a criança pode ser capaz  de funcionar quase no mesmo nível de seus colegas.
* Uma criança que resolve questões matemáticas com estratégicas próprias  (diferentes das ensinadas em aula), mas que chega aos resultados corretos, não tem Discalculia.

 Transtornos Associados à Dislexia, Disortografia e Discalculia

Transtorno de Conduta;
Transtorno Desafiador e Opositor;
Transtorno do Déficit de Atenção e/ou Hiperatividade ( TDA/H );
Transtorno Depressivo;
Transtorno Distímico;
Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação;
Transtorno da Comunicação.

Diagnóstico diferencial dos Transtornos de Aprendizagem
Variações normais do rendimento escolar;
Falta de oportunidades;
Ensino deficiente;
Fatores culturais;
Comprometimento visual;
Comprometimento auditivo;
Retardo mental;
Transtorno global do desenvolvimento;
Transtorno da comunicação.
DEFINIÇÃO DO CID 10

Transtorno Específico do Desenvolvimento Motor
 A característica essencial é um comprometimento grave do desenvolvimento da coordenação motora, não atribuível exclusivamente a um retardo mental global ou a uma afecção neurológica específica, congênita ou adquirida.
Na maioria dos casos, um exame clínico detalhado permite evidenciar sinais de imaturidade acentuada do desenvolvimento neurológico, por exemplo nos movimentos coreiformes dos membros, sincinesias e outros sinais motores associados; assim como perturbações da coordenação motora fina e grosseira.
Debilidade motora da criança
Síndrome da "criança desajeitada"
Transtorno da aquisição da coordenação
Transtorno do desenvolvimento do tipo dispraxia
Exclui: - anomalias da marcha e da mobilidade  - falta de coordenação secundária a retardo mental.
ESPERO TER AJUDADO COM ESSAS INFORMAÇÕES QUE PARA OS EDUCADORES É MUITO IMPORTANTE TER CONHECIMENTO, VISTO QUE NOS RECEBEMOS ALUNOS NESSAS CONDIÇÕES NAS NOSSAS ESCOLA, SENDO ASSIM QUANDO TEMOS MAIS INFORMAÇÕES FICA MAIS FÁCIL DE COMPREENDER OS NOSSOS EDUCANDOS COM CUIDADOS QUE MUITAS VEZES NÃO TEMOS POR DESCONHECIMENTO.

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