quinta-feira, 28 de outubro de 2010

TRABALHANDO COM MATERIAL DOURADO



Material dourado
                             Drª. Maria Elizabete R. Kochhann
                                                                      
Objetivos: Com essa atividade, espera-se que sejam capazes de:
- relacionar as peças do material dourado com unidade, dezena, centena e unidade de milhar; - realizar os agrupamentos e trocas na base dez.
Como trabalhar com a proposta: Como as escolas geralmente não possuem uma grande quantidade de caixas de Material Dourado, a classe pode estar organizada em grupos de 4 ou 6 alunos com 1 caixa desse material para cada um desses grupos. No entanto, a realização da atividade, para que ocorra maior. A utilização de um material concreto exige organização e planejamento. Veja abaixo algumas providências que você deve tomar pelo menos um dia antes da aula.  
a) Se na sua escola não há material dourado industrializado, confeccione-o em papel quadriculado.
b) Prepare uma apostila para cada aluno contendo as atividades;
c) Se não tiver nenhuma caixa de material dourado industrializado, prepare para você um material com o dobro do tamanho para que os alunos possam acompanhar as suas instruções e correções durante a aula.
Organização da classe
a) os alunos deverão formar duplas, juntando as carteiras, para que tenham espaço suficiente para utilizar o material e acompanhar as atividades na apostila.
b) sobre as carteiras, os alunos deverão deixar apenas o material (ou a caixa do industrializado), lápis preto, papel sulfite e as atividades.
Dinâmica de trabalho
a) antes de distribuir o material combine com os alunos que, após a realização das atividades, cada dupla deverá guardar o material como o receberam;
b) esclareça aos alunos que, com essas peças, eles realizarão algumas atividades que estão descritas nas atividades. Os alunos lerão as atividades e responderão cada um em seu próprio ritmo;
c) peça que abram o envelope ou a caixa e dê um tempo para que manipulem livremente o material. Em seguida, mostre cada peça, nomeando-as: cubinho, barra, placa e cubo. Peça então que separem as peças segundo essa classificação.
d) ao final de cada atividade, quando todos tiverem terminado, faça a correção coletiva, procurando discutir as diferentes soluções encontradas pelos alunos.
O Material Dourado foi criado por Maria Montessori, médica e educadora italiana, para crianças com distúrbios de aprendizagem. O nome dourado se deve à versão original que era feita com contas douradas. Quando foi industrializado, esse material passou a ser feito de madeira mantendo o nome original. O material é constituído por cubinhos, barras, placas e cubo.
Como qualquer material, a sua utilização deve ter certos cuidados:
  • permitir que os alunos tenham oportunidade de explorar o material, antes de iniciar as atividades;
  • dar tempo suficiente para que os alunos possam trabalhar cada atividade com calma;
  • observar a evolução de cada aluno, pois às vezes é necessário acrescentar, formular as atividades para que a aprendizagem seja significativa;
  • antes de distribuir o material, combinar com a classe como este deverá ser usado e quem ficará responsável por guardar as peças em cada grupo;
  • compreender que os alunos, quando utilizam um determinado material, ficam mais agitados, e conversam mais do que o normal. Essas conversas são sinais de análise, reflexão e conclusão, fundamentais para aprendizagem.
Material dourado planificado
Caso a escola não possua Material Dourado industrializado é possível construir com papel quadriculado e cartolina (material dourado planificado).
Faça quadriculados de 1 cm de lado em folha de papel sulfite e cole em cartolina para ficar mais resistente (ou quadricule uma folha de cartolina). Recorte esta folha de maneira a obter, para cada dupla
  • 30 quadradinhos de 1 cm de lado;
  • 30 retângulos de dimensões: 10 cm por 1 cm;
  • 10 quadrados de 10 cm de lado.
A relação entre as peças do material dourado industrializado e o planificado é:
Sistema de numeração decimal
Material industrializado
Material planificado
unidade
cubinho
quadradinho
dezena
barra
retângulo
centena
cubo
quadrado
Folha sulfite
A folha sulfite deverá ser dividida em 3 partes e em cada parte os alunos deverão escrever (unidade, dezena e centena) e desenhar as peças em suas respectivas partes.
centena
dezena
unidade




Jogando o nunca dez

Material: dados e o material dourado.
Cada jogador na sua vez lança o(s) dado(s) observa o número que tirou pega material na quantidade tirada e vai somando com o que já possui. Sempre que completar 10 unidades deverá trocar. O grupo deverá combinar o termino do jogo após um número fixo de jogadas. Ganha o jogo quem: realizar sempre as operações adequadamente; quem tiver maior número de peças; (ou qualquer outro critério que for estabelecido no grupo).

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