sábado, 6 de agosto de 2011

Geopolítica do clima








                                             Resenha: Geopolítica do Clima







                                                         
                                                                  


ENI BORGES MARQUES




                  




         A presente resenha tem por finalidade fazer uma analogia entre geopolítica e clima, sendo assim, nesses dias obtive conhecimentos mais sistematizados com (a disciplina Geoclima da 2 licenciatura em geografia parfor) a professora Cleusa Aparecida Gonçalves Pereira Zamparoni a respeito do tema clima e, como já tinha também conceito sobre geopolítica com a (a disciplina Geopolítica da 2 licenciatura em geografia parfor)  o Msr Neurozito Figueiredo Barbosa fazer essa referencia fica menos complicado, tendo em vista os principais temas estudados pela Geopolítica na atualidade são: Globalização, Conflito árabe-israelense, influência dos Estados Unidos no mundo atual, Nova Ordem Mundial e o uso dos recursos energéticos no mundo. Neste sentido a autora BERTHA K. BECKER profere:





A geopolítica sempre se caracterizou pela presença de pressões de todo tipo, intervenções no cenário internacional desde as mais brandas da 2 licenciatura em geografia parfor) até guerras e conquistas de territórios. Inicialmente, essas ações tinham como sujeito fundamental o Estado, pois ele era entendido como a única fonte de poder, a única representação da política, e as disputas eram analisadas apenas entre os Estados. Hoje, esta geopolítica atua, sobretudo, por meio do poder de influir na tomada de decisão dos Estados sobre o uso do território, uma vez que a conquista de territórios e as colônias tornaram-se muito caras.  Bertha k. Becker 2005 (p71).






Sendo assim, segundo a professora Cleusa Aparecida Gonçalves Pereira Zamparoni transmite o conceito de clima é a síntese do tempo, num dado lugar, durante um período entre 30-35 anos.
Diante de tais definições, podemos compreender que não se pode tratar de clima dissociado da geopolítica atual digo isto, pelo fato do que vem ocorrendo no nosso planeta, seja pelos fenômenos naturais ou pelos provocados pelo homem em funções de mais conquistas sendo estas, por território ou por questões financeiras.
Percebem-se cada vez mais pessoas que sofrem com essas buscas intermináveis e conflituosas que vem acontecendo, e tudo que ocorre seja o mais distante que for de um lugar do outro dependendo do que for usado em alguns conflitos pode ser sentindo a grandes distâncias, temos hoje o conflito mais atual é o que vem acontecendo na Líbia, digo isso pelo fato de esta sendo usado nas bombas o DU (urânio depletado), que tem conseqüências gigantescas e de grande influência no clima, tendo em vista, que esse permanece no meio ambiente por cerca de 3 bilhões de anos, onde essa permanência causa câncer e deformidades genéticas. È sem dúvida uma parte muito triste na história da humanidade.
Diante do fato mencionado, temos uma que pode sem duvida fazer com pessoas de outros lugares do planeta sofra com esses conflitos ocorridos mesmo que muito longe do nosso território a isso, refiro-me a corrente marítima pelo fato de que segundo Faria Caroline no site da infoescola relata que:

                                           As correntes marítimas  são movimentos de grandes massas de água dentro de um oceano ou mar. Tal qual a circulação dos ventos, as correntes marítimas têm a característica de influenciar o clima das regiões em que atuam, possuem direções e constâncias bem definidas. As correntes marítimas têm sua origem na circulação dos ventos na superfície e pelo movimento de rotação da Terra. Elas transportam consigo umidade e calor interferindo também na vida marinha e, conseqüentemente, tendo influência direta no equilíbrio dos oceanos e mares.   Faria Caroline (20011).             



                                         Percebe-se que de forma que o nosso clima no planeta sofre e muito em função desses conflitos e cada vez mais tem causado mudanças que são irreversíveis para nossa geração e muito mais as futuras gerações.
Embora, sejam ataques distantes tenho o entendimento que pelo tempo de permanência no solo, ar, água pode sim afetar o planisfério, e isso faz com que enquanto geógrafa acadêmica perceba essa relação dos fatos existentes entre geopolítica do clima que nos envolve.
E não podendo de deixar de citar aqui em nosso próprio país uma agressão grande que, vem sendo feita em função da grande devastação da nossa savana, sendo que esse bioma é de fundamental importância com relação as nossas nascentes, temos que ter um olhar diferenciado em função dessa crueldade quem vem sendo cometida e que de fato acaba afetando o nosso clima.
Dada a importância, que a geopolítica tem na área da geografia ela sem dúvida não pode dissociar da climatologia, sendo assim, os fatos que estão acontecendo no mundo atual acredito o quanto um está cada vez mais atrelado ao outro.
Essas reflexões têm em vista, o fato da população não relacionarem as suas atitudes com o nosso clima com certeza ficara cada vez mais complicado a permanência do homem nesse planeta.






















REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS



Geopolítica da Amazônia Bertha K. Becker coordena o Laboratório de Gestão do Território e é professora do Departamento de Geografia da UFRJ. http://www.scielo.br/pdf/ea/v19n53/24081.pdf  acesso em 27/07/2011.










                                                                                         


Nenhum comentário:

Postar um comentário

sua opinião é muito importante! obrigado!