terça-feira, 18 de fevereiro de 2014


FORMAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO POLÍTICA, SOCIAL E ECONÔMICA DE ARENÁPOLIS NO ESTADO DE MATO GROSSO




Eni Borges Marques[1]
                                       Cornélio Silvano Vilarinho Neto[2]
                                                                                                                                   

RESUMO

Essa pesquisa realiza-se no município de Arenápolis é uma ideia que está além de seu processo de criação é, conhecer um pouco mais sobre como se deu toda essa dinâmica  em um período de mineração e expansão em que o Brasil vinha passando e, que o município de Arenápolis passou não só por esse período de mineração, mas que também se expandiu em outros setores como também na agricultura e comércio madeireiro.  Sendo que, em Mato Grosso vários municípios foram surgindo. Assim sendo, o município de Arenápolis deu-se no processo do surgimento da mineração no nosso País, sendo que, o seu espaço urbano configurou-se as margens do Rio Areia. Os primeiros barracos construídos em suas margens pelos garimpeiros seguindo os meandros do curso do rio, ajustando-se á topografia do terreno, como ainda hoje podem ver as construções que permanecem no comércio velho e sendo essas as primeiras construções dando a formação de uma pequena curutela do garimpo nos anos de 1940.

Palavra-chave: Política, Econômica, Arenápolis-MT.

ABSTRACT

This research is carried out in the county of Arenápolis is an idea that is beyond your build process, is to know a little more about how all this happened in a dynamic period of expansion in mining and that Brazil was passing, and that the county of Arenápolis spent not only for that period of mining, but also expanded into other sectors as well as agriculture and timber trade. Since, several municipalities in Mato Grosso were emerging. Therefore, the county of Arenápolis occurred in the process of the emergence of mining in our country, being that your urban space set up the banks of the Sand River. The first shacks built on its banks by prospectors following the meanderings of the river course, adjusting will land topography, as can still see the buildings that remain in the old trade and such being the first buildings giving the formation of a small village of mining in the 1940s.

Keywords: Political, Economy, Arenápolis-MT.



Introdução

Este trabalho tem por objetivo fazer uma análise de como surgiu o município de Arenápolis em um período que no Brasil a mineração estava em grande movimentação. Arenápolis esta inserido nesse período. E tem como foco principal analisar o aspecto político, social e econômico em Arenápolis.
Assim sendo, o município de Arenápolis no seu espaço urbano configuraram-se as margens do Rio Areia. Os primeiros barracos construídos em suas margens pelos garimpeiros seguindo os meandros do curso do rio, ajustando-se á topografia do terreno, como ainda hoje podem ver vistas as construções que permanecem no comércio velho e, sendo essas as primeiras construções dando a formação de uma pequena currutela do garimpo nos anos de 1930.
A política em Arenápolis teve como primeiro administrador uma pessoa nomeada pelo então Governador o Sr. Fernando Correia da Costa, o prefeito então nomeado João de Souza Leal administrou o Município de Arenápolis com uma estrutura rudimentar com suas casas de pau-a-pique e palha.
Assim, com essa nomeação o município pode então começar a ter uma organização local, mesmo com poucos recursos João de Souza Leal demonstrou ter uma visão além das condições a ele apresentada, mas consegui em pouco tempo realizar feitos como: realizar o levantamento hidrográfico e uma projetada usina hidrelétrica e construiu um campo de pouso para bi motores, e o levantamento topográfico da rodovia Arenápolis á Nortelândia, e também nessa época conseguiu um caminhão para o município, tudo isso dentro de um ano no seu mandato nesse Município de Arenápolis. Assim sendo, as demais administrações foram sendo exercidas através do voto dos munícipes.
Mesmo sendo, um pequeno município no Estado de Mato Grosso tem destacado algumas festividades que recebe um número bom de munícipes vizinhos e algumas pessoas de outras regiões mais distantes, principalmente nos festejos de Bom Jesus da Lapa festa religiosa que é realizada desde sua fundação e tendo em vista que também é o padroeiro do município e, outra festa que tem recebido diversas pessoas é o carnaval que já é considerado um dos melhores da região, e que também tem realizado já em alguns anos a cavalgada que também esta fazendo parte das festividades de maior concentração de pessoas e bem como outras festividades.
A economia apresentada no inicio desse município era basicamente do garimpo e só depois com pessoas realmente se fixando na região foram surgindo os primeiros comércios como as bodegas, mercearias, casas de móveis, lojas entre outras. Com o passar dos anos começaram a surgir a madeireiras, a agropecuária e,  pequenas roças para o sustento familiar sem grandes proporções, sendo hoje com grande relevância na região o comércio local e o serviço público.
Pretende-se utilizar para obtenção de dados deste projeto, as análises de fontes documentais, disponíveis no banco de dados do Arquivo Prefeitura Municipal de Arenápolis – MT e Câmara Municipal de Arenápolis. Bem como a obtenção de dados na, Legislações e Jornais da época, além de fontes bibliográficas e, in loco que retratam o cenário em que o trabalho se insere.
O tema proposto foi escolhido pelo fato de conhecer melhor o município desde sua formação inicial, a partir da década de 1930.
Dada à importância, os pressupostos teóricos – metodológicos desta pesquisa estão sendo analisados a partir de categorias de análise que constituem o conhecimento sobre a importância e, mudanças sofridas na paisagem do município de Arenápolis.

A Formação do Município de Arenápolis

“A paisagem de um determinado lugar é a expressão visível das relações que os homens estabelecem entre si e a natureza, ao produzirem seus meios de vida ao longo do processo histórico (ROMANCINI, 2001).”

Nesse sentido segundo documentos da Câmara Municipal do Município de Arenápolis na década de 1930, surgiram os primeiros garimpeiros, atraídos pela indústria extrativista de diamantes existentes nos inúmeros rios da região, formando o povoamento com o nome de “Areias”, tendo a sua fundação no dia 21 de abril de 1.938, através da Lei nº 630 de 14.03.95. Em 15 de dezembro de 1.953, através da Lei estadual nº 704 de 15.12.1953, criou-se o Município de Arenápolis, que foi devidamente instalado em 05 de fevereiro de 1.954, e passado a Câmara em 02.10.1982.
O Município de Arenápolis tem 9.869 habitantes, entre urbano e rural. Segundo dados do IBGE de 2007, a mesma cidade possui uma área de 416 Km².
E a sua topografia é de uma área predominantemente plana, ou seja, mais de 80%, sendo a parte ondulada próximo á Serra Itapirapuã. E ressaltando que 90% das terras do Município são mecanizáveis e o solo de Arenápolis é, bem variados sendo, 60% de ato solos amarelo vermelho-amarelo e vermelho escuro, o restante formado por latos solos roxo e uma parte de solos arenosos.
O Clima é médio superior a 20º C, durante quase todo ano, o clima de Arenápolis é classificado como Tropical Úmido. A sua Hidrografia é composta pelos Rios Santana, São Francisco, Areias, Buriti, Mamoeiro, Bugres, Pau Grosso, Mutum, Macuco, Água Branca, Corre água, Ponte Branca e Santa Inês, portanto é uma região privilegiada de água.
Arenápolis teve as suas primeiras movimentações ligadas ao diamante. Ainda no século XVII, foram encontradas minas de diamante na região, isso em 1761. Havendo, porém um agravamento em relação a extração do diamante, pois nesse tempo era proibida e sendo permitido somente a de ouro.
Quando em 1802, o Governador da Capitania de Mato Grosso, Capitão Caetano Pinto de Miranda Montenegro, ordenou o reabastecimento das minas de diamante localizada em Diamantino até então proibidas, pois seria uma das formas de arrecadar mais recursos para o Estado de Mato Grosso, que nessa época estavam passando por um momento de falta de dinheiro. E o garimpo era um dos recursos que arrecadava mais dinheiro na época e, com o diamante o dinheiro era garantido, não tinha despesas com mão de obra. Tendo em vista, que esses trabalhos de extração de diamante eram realizados por mão de obras escravo.
Em 1936, com a notícia que na região havia muito diamante, os garimpeiros Francisco Magalhães, José Domingos, Mário Fraga, Miguel Maranhense e Marcos Baiano, foram os primeiros a trabalhar na área da margem direita do Rio Santana, abaixo da confluência do ribeirão areias, descobrindo formações favoráveis a formação de diamantes.
Sendo que o inicio do desmonte de cascalho, á margem do ribeirão Areia, por volta de 1940. Propagada a descoberta, novos garimpeiros que aqui chegaram formaram-se os primeiros ranchos e/ou barracos rústicos de pacova, sapé e lona. Segundo o morador Pedro Tenório (2012), com o passar do tempo foram aperfeiçoando, com o aparecimento das primeiras casas de comércio, bares e, aos poucos o povoamento foram se ordenando e melhorando suas construções, surgindo ás primeiras ruas no município. E que os agricultores então começaram a semear as primeiras sementes em suas roças pelas redondezas como se com essa atitude fizesse com que o povoamento se estabilizasse na região.
E em 1950, Segundo relato de Dona Nazinha (2012), esposa do Senhor Pedro, surge a primeira capela por iniciativa de Udelson Pereira dos Santos, conhecido como “Dezito”, cuja capela foi batizada com o nome do Senhor Bom Jesus da Lapa, o santo protetor do garimpo do “gatinho”.
E pelo decreto de Lei Estadual nº 31.12.1943, permitiu que o povoado de Areias, fizesse parte do Município de Barra do Bugres. Sendo que no ano seguinte no decreto de Lei Estadual de nº170 de 31.05.1944, criou o Distrito Policial de Areias, porém pertencente ao Município de Diamantino. E com a Lei Estadual nº 704 de 15.12.1953, criou o município com o seguinte texto: “Art. 1º fica criado o Município com denominação de Arenápolis e desmembrado do Município de Barra do Bugres”.
Embora tivesse sido no ano de 1953 esse decreto, mas só ficou oficializando em 05 de fevereiro de 1954, ocasião em que o então Governador do Estado de Mato Grosso, Sr. Fernando da Costa, nomeou o Sr. João de Souza Leal, como o primeiro administrador público do Município de Arenápolis.
João de Souza Leal administrou o Município de Arenápolis com uma estrutura rudimentar com suas casas de pau-a-pique e palha, porém o jovem e dinâmico Prefeito teve uma bela organização em sua administração pública; sendo que nesse período teve uma iniciativa de realizar o levantamento hidrográfico e uma projetada usina hidrelétrica e construiu um campo de pouso para bi motores, e o levantamento topográfico da rodovia Arenápolis á Nortelândia, e também nessa época conseguiu um caminhão para o município, tudo isso dentro de um ano no seu mandato nesse Município de Arenápolis (Coletânea histórico de Arenápolis. 1995).

A Política partidária que domina o Município de Arenápolis

“É sempre perigoso buscar reduzir a história a um esquema. Mas aqui a simplificação se impõe, com todos os seus riscos, para apontar o início de um processo e o seu estágio atual. (SANTOS, 1994).”

Envolvida nas palavras que Santos profere, este artigo tem por objetivo ao menos tentar demonstrar um pouco da política do Município de Arenápolis que teve e continua tendo um cenário eclético, tendo em vista que o Município teve mantados em que o prefeito nomeado ou eleitos apresentaram  característica bem variada em relação as suas profissões e, forma de governar, mas que sempre com muita boa intenção tentou e ainda tenta fazer o melhor para o município. Sendo assim, o Município de Arenápolis tem iniciado um histórico de todos os prefeitos que visam deixar dados para história relatando seu período de administração em Arenápolis. Diante de tais peculiaridades apresentadas nesse histórico, temos os seguintes dados conforme as tabelas abaixo.

Tabela 1: Dos prefeitos falecidos temos os seguintes nomes:
PREFEITOS
Período de mandato
João de Souza Leal
1.954
Alfredo de Araújo Granja
1.955/1.959 1º mandato
Alfredo de Araújo Granja
1.970/1.972  2º mandato
Alvino Rodrigues da Silva
1.977/1.983 1º e 2º mandado
Antônio Carlos Soares da Silva (Caio)
1.989
Alinor Luiz da Silva
1.973/1.975
Dados: Câmara Municipal de Arenápolis 29/10/ 2012.
Organização: Eni Borges Marques. 2012.

Tabela 2: Dos Vereadores da 1º á 6º Legislação.(1954/1976).
Nomes dos Vereadores
Período de Legislação
Camilo de Lima
              1º Legislação
José Seixas Guimarães
              1º Legislação
Antonio Moreira        
              1º Legislação
João Batista Lopes
1º Legislação
Messias Cassemiro Barbosa  
1º Legislação
Pedro Torres
1º Legislação
Silvano Rodrigues da Silva
2º Legislação
Antonio Alves Pereira
2º Legislação
Aureolino Viana
2º Legislação
Teodoro Antonio da Silva
2º Legislação
Alinor Luiz da Silva
     3º e5º Legislatura
José Pinto Ferreira
             3º Legislação
João Batista da Silva
             3º Legislação
José Marques de Oliveira
             4º Legislação
Jerônimo de Moraes Cajango
      4º e 7º Legislatura
João de Souza Leal
5º Legislatura
Geraldo Cézar de Andrade
      6º e 8º Legislatura
Joaquim Otávio Pereira
6º Legislatura
Dados: Câmara Municipal de Arenápolis. 29/10/2012.
Organização: Eni Borges Marques. 2012.

Tabela 3: 1º Legislatura do ano de 1955 á 1958.
Vereadores
Antônio Moreira
Camilo de Lima
José Seixas Guimarães
João Batista Lopes
Messias Cassemiro Barbosa
Milton Figueiredo
Pedro Torres
Dados: Câmara Municipal de Arenápolis. .29/10/ 2012.
Organização: Eni Borges Marques. 2012.

Tabela 4: 2º Legislatura do ano de 1959 á 1962.
Vereadores
Silvano Rodrigues da Silva
Antonio Alves Pereira
Joaquim Otávio Pereira
Aureolino Viana
Ismael de Souza Santos
Dados: Câmara Municipal de Arenápolis. .29/10/ 2012.
Organização: Eni Borges Marques. 2012.

Tabela 5: 3º Legislatura do ano de 1962 á 1965.
Vereadores
Milton Figueiredo
João Batista da Silva
Antonio de Jesus Quinteiro
Alinor Luiz da Silva
José Pinto Ferreira
Ismael de Souza Santos
Dados: Câmara Municipal de Arenápolis. .29/10/ 2012.
Organização: Eni Borges Marques. 2012.



Tabela 6: 4º Legislatura do ano de 1966 á 1968.
Vereadores
João José da Silva
Pedro de Oliveira Santos
Jerônimo de Moraes Cajango
José Marques de Oliveira
João André Marques da Silva
Dados: Câmara Municipal de Arenápolis. .29/10/ 2012.
Organização: Eni Borges Marques. 2012.

                                      Tabela 7: 5º Legislatura do ano de 1969 á 1972.
Vereadores
Alinor Luis da Silva
Audair Hilário Piovezan
João de Souza Leal
José Ferreira Soares
Sebastião dos Santos Maia
Dados: Câmara Municipal de Arenápolis. .29/10/ 2012.
Organização: Eni Borges Marques. 2012.

Tabela 8: 6º Legislatura do ano de 1973 á 1976
Vereadores
Pedro Luiz Fonseca
José Carlos André
Aloir Guimarães Scarpatt
Geraldo Cézar de Andrade
Joaquim Otávio Pereira
João Antonio Cabral de Monlevade
José Eustáquio Pereira
Dados: Câmara Municipal de Arenápolis. .29/10/ 2012.
Organização: Eni Borges Marques. 2012.




Tabela 9: 7º Legislatura do ano de 1977 á 1982.
Vereadores
Edilson Josetti Dorilêo
José Eustáquio Pereira
Djair de Deus Vieira
Anizio José Souto
João Batista dos Santos
Aristobaldo de Andrade Passos
Otacílio Coelho de Souza
Jerônimo de Moraes Cajango
Aloir Guimarães Scarpatt
Dados: Câmara Municipal de Arenápolis. .29/10/ 2012.
Organização: Eni Borges Marques. 2012.

Tabela 10: 8º Legislatura do ano de 1983 á 1988.
Vereadores
José Pereira Braga Filho
Dirceu Fernandes
Joaquim Rodrigues da Cruz
Fidelcino Mendes Brito
Vital Crisanto de Oliveira
Joaquim Pereira de Novais
Geraldo Cézar de Andrade
Benjamin Pereira Soares
Lídio Souza Pereira
Nélio Gaklik
Edilson Josetti Dorilêo
Dados: Câmara Municipal de Arenápolis. .29/10/ 2012.
Organização: Eni Borges Marques. 2012.






Tabela 11: 9º Legislatura do ano de 1988 á 1992.
Vereadores
Alzinio José de Campos
Antonio Garcia Barroso
João Gomes
Elias Barbosa de Novais
João de Araújo Ramos
José Negrine
Narred Valadares Mattar
Paulino Dalfior
Silvio Souto Filisbino
Silas Gomes Pinheiro
Nelson Vilas Boa Sampaio
Antonio Izidío da Silva
Dados: Câmara Municipal de Arenápolis. .29/10/ 2012.
Organização: Eni Borges Marques. 2012.

Tabela 12: 10º Legislatura do ano de 1993 á 1996.
Vereadores
Alzinio José de Campos
José Negrine
Antonio Garcia Barroso
José Elisio de Sales Abrantes
Oreste Lima Damaceno
Dermeval Vilas Boas Sampaio
Pedro Gomes Alves Menezes
Sebastião Teixeira de Farias
Ozenir Araújo
Vicente Bellaver
Dados: Câmara Municipal de Arenápolis 29/10/2012.
Organização: Eni Borges Marques. 2012.


                                                     
Tabela 13: 11º Legislatura do ano de 1997 á 2000 - Prefeito Natanael Matos Nascimento
Vereadores
Dermeval Vilas Boas Sampaio
Edivaldo Pereira França
Gezi Duarte Borges
José Elísio Sales Abrantes
Maria da Conceição Damaceno
Maria José Régis de Campos
Olair da Cunha
Rosinha Santos Carvalho
Sebastião Teixeira de Farias
Vagmar Roberto Marques
Valdemar Cardoso da Silva
Dados: Câmara Municipal de Arenápolis 30/10/2012.
Organização: Eni Borges Marques. 2012.

Tabela 14: 12º Legislatura do ano de 2001 á 2004 - Prefeito: Aurino Rodrigues da Silva
Vereadores
Antonio Izídio da Silva
Aroldo Soares de Oliveira Filho
José Roberto Ribeiro da Silva
Josemar Favalessa de Oliveira
Marlene Louzada Vieira
Olair da Cunha
Pedro Gomes Alves Menezes
Rinaldo ferrari
Rosinha Santos Carvalho
Silas Gomes Pinheiro
Yone Maria Gomes Medeiro
Suplentes que assumiram
Maria da Conceição Damaceno
Nivaldo Gomes de Souza
João Milani
Dados: Câmara Municipal de Arenápolis. 30/10/2012.
Organização: Eni Borges Marques. 2012.
Tabela 15: 13º Legislatura do ano de 2005 á 2008 - Prefeito: Rogaciano Oliveira Sampaio Filho

Vereadores
Agmar Martins Farias
Ednilson Martins Rodrigues
Ilário Kestring
José Carlos Dorileo
José Elísio Sales Abrantes
Norberto Zandonadi de Lima
Sebastião Teixeira de Farias
Valdemar Pinheiro dos Santos
Suplentes que assumiram
Antonio Cid Gomes Aragão
José de Oliveira Miranda
Iraci Maria Rigo
Elza Severino Miranda
José de Oliveira Miranda
Wagner Luiz Gomes Barroso
Rosinha Santos Carvalho
Ediléia Maria Souza dos Santos
Irapuã Sampaio Rodrigues
Dados: Câmara Municipal de Arenápolis. 30/10/2012.
Organização: Eni Borges Marques. 2012.

Tabela 16: 14º Legislatura do ano de 2009 á 2012 - Prefeito: Farid Tenório Santos
Vereadores
Alzinio José de Campos
Aroldo Soares de Oliveira Filho
Antonio Cid Gomes Aragão
Cícero Francisco de Souza Neto
Ednilson Martins Barbosa
Emanuel Messias Santos
Galdino Gomes de Paula
Leonildo Ferreira da Cruz
Noêmia Maria de Souza
Dados: Câmara Municipal de Arenápolis. 30/10/2012.
Organização: Eni Borges Marques. 2012.

São dados de uma política administrativa que trouxe para o Município de Arenápolis contribuições pequenas e em algumas vezes grandes. Havendo nesse período de 1.955 á 1.995 um total de Leis sancionada de 773, sendo que o mandato do prefeito Duílio Ribeiro Braga um total de 115 dessas leis, que trouxe á esse município um benefício considerável.
           
A Estrutura Econômica de Arenápolis

As principais atividades Econômicas do Município de Arenápolis, desde o início foi o extrativismo vegetal e mineral, pecuária e a agricultura era apenas em pequenas propriedades somente para o consumo da família sem grandes proporções e o comércio e eram poucos e a prostituição no período do garimpo era grande. A economia de Arenápolis segundo o professor de história e geografia Pio Renato Sturmer se deu de inicio baseado no extrativismo mineral, do garimpo de diamante principalmente de garimpeiros baianos, bem mais tarde com a chegada de imigrantes catarinenses e paulistas inaugurou a agricultura de cereais, depois chegaram os capixabas introduziram a exploração de beneficiamento de madeira de lei, já os mineiros e goianos implantaram a pecuária extensiva na região. (RENATO, 2012).
Segundo o Sr. Pedro Oliveira em entrevista, faz um relato interessante com relação às aberturas dos “regos” que eram utilizados na época para o garimpo e que era os próprios garimpeiros interessados em garimpar naquele local que abria esse regos a distâncias grandes, usavam as águas da cachoeira Brilhante e também do rio Santana, sendo que esses regos tinham donos e que os garimpeiros eram obrigados a vender toda sua garimpagem no local aos devidos proprietários. Hoje ainda pode ser visto o rego do Brigadeiro localizado na reta e o dono dele no período do garimpo era o Sr. Guilherme Guvardes, e outro que ainda existe na cidade são o rego, é o Barra do Areia que se localiza n Bairro da Campina e, teve como proprietário o Sr. José Fernandes e, o outro era o do Bode do Sr. Edmundo. E destacou que para que fosse realizado todo essa estrutura em 1951 e ele mesmo era um dos que contribuiu com esses feitos tiveram a orientação de um engenheiro italiano o Sr. Anzil e o seu auxiliar o Sr. Cazé. Nesse período do garimpo o Sr. Pedro destacou que tinha uma classificação, sendo essas como: fundo, indústria e fazenda fina e, que a classificação fundo era considerado  como valor inferior, indústria menor valor e que fazenda fina o de melhor preço.( Pedro, 2012).
Nesse período do garimpo relata Dona Josefa Tenório que as crianças morriam muito e que os garimpeiros e os moradores locais fizeram uma promessa que se parasse de morrer tantas crianças eles realizariam todos os anos no dia 20 de janeiro uma festa para São Sebastião e que também os garimpeiros em agradecimento estariam agradecendo todos os anos, ela destacou também que nessa data como os padres vinham de Diamantino e, que eram também realizado os batizados com festas grandiosas tendo em vista que o município vivia um grande apogeu do garimpo. E com o passar do tempo foi então construída a primeira igreja no município e então recebe o nome de São Sebastião e que até hoje é realizado essa festa no município, mas ressalta ela só que agora é de forma diferente da época do garimpo e com intensões variadas dos devotos, mas com muita fé. ( Josefa, 2012).
O grande apogeu da economia de Arenápolis segundo Erick Moran e Olair da Cunha, foi à década de 1.980. Com a implantação do garimpo de diamante, vindo pessoas de todos os lugares para essa região, chegando a ter nesse período 500 dragas na região e nessa época como era uma atividade que tinha muito lucro nem as crianças da região queriam mais ir à escola, tem professores que até relataram que alunos os poucos que chegavam a ir à escola falavam pra elas que eles sem estudo ganhavam muito mais que elas com faculdade. (Erick e Olair. 1995).
Os setores primários e secundários da economia do município de Arenápolis apresentam disparidades quanto ás suas formas de organização do trabalho e produção, aos níveis tecnológicos e á capacidade produtiva, configurando assim uma realidade complexa e heterogênea. Sendo que a sua produção em relação a determinados produtos é produzido tanto para o consumo local e, são poucos os produtos vendidos para fora do município. . (Erick e Olair.1995).
Tendo em vista, que Arenápolis tem a sua economia voltada para o comércio, laticínios, agropecuária e alguns equitares de terras que são alugadas para Itamarati para o plantio de cana-de-açúcar; os seus consumidores são basicamente os moradores locais e pessoas que mensalmente vem dos municípios vizinhos fazer o recebimento dos seus salários e realizam assim suas compras no comercio como: supermercados, lojas de roupas e calçados entre outros e, na análise dos componentes da estrutura econômica do Município de Arenápolis a sua economia esta voltada para o comércio local, agropecuária e algumas poucas terras cedidas para a plantação de cana-de-açúcar.
Embora seja um município pequeno tem conseguido manter-se como município, tendo em vista que Mato Grosso teve várias divisões em 1.970 hoje tem municípios que para manter-se necessita de auxilio orçamentário. Arenápolis tem uma receita que tem alcançado 53% e tendo uma despesa de 47%.
                                                         

Segundo os dados apresentad percebe-se que Município segundo dados do IBGE de 2007, a receita é de 9.604.283 e de despesas um total de 8.582.294. Tendo em seu produto interno bruto na agropecuária de 14.027, indústria de 8.677 e no setor de serviços 53.666. È um município que esta com sua economia equilibrada e conseguindo se manter enquanto um pequeno município em Mato Grosso.




Aspectos Urbanos e sociais

O traçado urbano da cidade de Arenápolis caracteriza-se por ruas no centro históricas bem estreitas, com calçamento em paralelepípedos, que interliga o centro histórico ao centro da cidade, que por sua vez possui um planejamento mais moderno em relação ao uso do solo.                     Destacando que Arenápolis não teve desde a sua criação um planejamento urbano foi crescendo de forma desordenada sem nenhuma preocupação com planejamento havendo um crescimento as margens do rio areia pelo fato do garimpo e pela facilidade de ter água em abundância mais próximo dos seus barracos.
Mesmo sabendo que esse tipo de ocupação nas cidades que surgiram no período da mineração no Brasil, nas margens de rios não é bem vista ambientalmente, mas é, assim realizado desde antigamente pelos primeiros povos como profere Duarte (1989, p. em sua abordagem:
Nas palavras de Duarte (1989, p.26) em sua abordagem:

 “A região é o resultado de um conjunto de espaços geográficos, moldados ao longo do processo de desenvolvimento capitalista brasileiro desde o século XVIII, quando ocorreram as primeiras manifestações de povoamento efetivo daquelas remotas paragens no Brasil até a atualidade.”

Sabendo que as mudanças sempre ocorrem e, acompanhado essas mudanças em qualquer parte do nosso imenso país em relação a esse evento de acordo com Santos (1988, p.24) as mudanças ocorrem sempre e são necessárias e, é uma marca visível do que é a história do trabalho do homem.

“A paisagem não é dada para todo o sempre, é objeto de mudança. É um resultado de adições e subtrações sucessivas. É uma espécie de marca da história do trabalho, das técnicas. Por isso, ela própria é parcialmente trabalho morto, já que é formada por elementos naturais e artificiais. [...]. (SANTOS, 1998).”

A cidade possui grande numero de casas com arquitetura colonial, no centro histórico, com calçadas, dispostas ao longo de suas ruas estreitas; em entrevistas aos moradores que residem nesse local desde 1.951, Dona Josefa Tenório dos Santos e o Sr. Pedro Oliveira Santos relataram que o fato das ruas terem sido feitas bem estreitas era pelo fato de uma casa fazer sombra uma para outra em dias quentes. Sendo que com o passar do tempo foi realizado algumas modificações em edificações antigas substituídas por outras de estilo mais recentes. (Pedro e Josefa, 2012).
Tem praças espalhadas por todo município tendo um total de quatro, que atualmente passou por reformas uma dela recebeu uma academia para pessoas da 3º idade onde a população local pode exercitar-se ao ar livre que para muito é considerado como uma ótima iniciativa no município.
Os espaços urbanos privados, como os quintais das casas mais distantes do centro percebe-se mais arborização nos quintais, mais que em algumas já não são mais tão exuberantes como antes, e que com as construções de grandes murros nas laterais e fundos dos quintais foi se perdendo um visual mais uniforme em determinados bairros do município. Arenápolis tem conservado muitas construções antigas que hoje é considerado como centro histórico do município conservando assim construções antigas, como a igreja São Sebastião e algumas casas próximas a ela, ruas, objetos históricos da época do garimpo local. (Erick e Olair, 1995).
O município de Arenápolis tem a queda d’água da Cachoeira Brilhante, localiza-se no rio Areia, e que tem aproximadamente 22 metros de altura e possui uma beleza natural formidável. E solo onde se localiza a cachoeira é acidentado, que é propício à prática de turismo, sendo assim, também pode ser explorado por praticantes de rapel. (Erick e Olair, 1995).
O Rio São Francisco, também constitui outro atrativo ponto de turismo na região, pois no seu encontro com o rio Santana, e aqueles que gostam de trilhas podem assim encontrar várias corredeiras e quedas d água próprias para canoagem e também vai encontrar lugares de águas tranquilas para um bom banho de rio.
Dando também destaque nesse município o Cruzeiro, é um local que os moradores locais, e dos municípios vizinhos fazem peregrinações e sendo construída nesse local uma capela pelo Sr. Benevides mais conhecido por Mineirinho que hoje já é falecido. Tem também várias festividades religiosas tais como em destaque a festa de Bom Jesus da Lapa, Nossa Senhora aparecida, São Sebastião e não deixando a festa religiosa da Igreja evangélica Assembleia de Deus a UMADAR. . (Erick e Olair, 1995).
O carnaval de Arenápolis é considerado uma das melhores festas do interior do Estado de Mato Grosso, onde o fator segurança e tradição são fundamentais para todo esse sucesso do carnaval na região. (Erick e Olair, 1995).
A cavalgada que também esta se tornando uma festa tradicional, e que reúne participantes dos municípios e de outros municípios vizinhos, que abrilhantam a festa todos os anos.       Embora o município de Arenápolis tenha muita história e cultura local os moradores antigos e os atuais tem que estar sempre colocando mesmo em prática toda a sua cultura para que os demais moradores que possam surgir não perca jamais a sua cultural e que possam sempre praticar. De acordo com Campos (1997, p.08).

 “A cultura de um povo é constituída pelo seu patrimônio cultural e pode ser defendido como fruto de um processo dinâmico em constante refazer; sempre em contato com a vida da qual extraiu seu conteúdo mais autêntico. [...]. Cultura pode ser defendida como o conjunto de práticas, das técnicas, dos símbolos e valores, a mesma de ser transmitido ás novas gerações para garantir sempre vivo o seu resgate e o incentivo ás novas criações humanas”.   

Sendo assim, que Arenápolis tenha sempre festejado e valorizado a sua cultura e que seja sempre um incentivo para que novas festividades sejam sempre melhoradas para que nunca se perca a sua cultura e que ela seja considerada um patrimônio para os seus munícipes.




















Considerações Finais

As cidades são edificadas historicamente de preceitos culturais, sendo esses preceitos culturais variantes ao longo do tempo, fazendo com que a paisagem local apresente momentos distintos e eventos que podem modifica-las radicalmente. E que toda cidade que tem preservado o seu centro histórico e que sente orgulho em tê-lo preservado é uma cidade com uma visão de preservar o passado e valorizar o futuro. Assim, a sua identificação favorece a identidade da cidade, ajudando a colaborar com a preservação do patrimônio cultural coletivo do município.
Os dados levantados e apresentados deixam explicito que se trata de um pequeno município no Estado de Mato Grosso que fez parte da história da mineração no Brasil e que teve uma contribuição mesmo que pequena nesse período que todo o estado viveu.
Tem uma população que no seu momento de grande furor do garimpo não teve consciência da importância e preservação do rio Areia e do solo as suas margens, ocasionando muitas vezes a destruição do próprio ambiente em que estava inserido.
É um município com um histórico político que vem se consolidando desde 1.955 segundo documentos apresentados até os dias atuais, sendo que teve o seu primeiro administrador nomeado e os demais seguidos com eleições municipais, e que teve ao longo de sua movimentação política administrativa buscando sempre o bem estar da população local. Sendo assim, que ainda há muitos desafios para que esse município venha a cada vez mais se consolidar nesse Estado de mato Grosso.
           










Referências

BRAGA, Duilio Ribeiro. Histórico do Município de Arenápolis. Disponível na Câmara Municipal de Arenápolis: 1995.

CAMPOS, Josilda Eva de. Patrimônio Cultural e a modernidade. SEC/ MINC. Cuiabá: SEC, 1997.

DUARTE, Aluízio Capdeville. Regionalização – Considerações Metodológicas. In: Boletim da Geografia Teorética. Rio Claro: Agteo, v. 10, n. 20, 1980. Mimeo.
ROMANCINI, Sonia Regina. A Paisagem cultural na poética de Silvia Freire. Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso. Cuiabá: Entrelinhas. v.59, p.77-90, 2001.

MORAN, Erick e Cunha, Olair. Compêndio de História e Geografia de Arenápolis. Disponível na Câmara Municipal de Arenápolis: 2011.

SANTOS, Milton. Técnica, espaço, tempo: globalização e meio técnico-científico-informacional. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008. 176p.

SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado, fundamentos. Teórico e metodológico da geografia. São Paulo: Hucitec, 1988.

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2012. Disponível em: http://www.ibge.gov.br. Acesso em: 21 Outubro 2012.







[1] Aluna do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT.
Endereço: Rua Lauro Salgado Caldeira, nº 06 – Bairro Cohab Parecis. Arenápolis – MT –
78420-000Fone: +55 (65) 3343-1805. marquesborgeseni@gmail.com
[2] Professor Dr.do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso, Cornélio@vsp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sua opinião é muito importante! obrigado!